Jabutis

Conheça nossos Jabutis

Antonia Mattos é atriz, diretora, musicista e arte educadora. Formada pela Universidade São Judas Tadeu em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas: Bacharelado e Licenciatura plena, de 2006 a 2008. Cursou Direção pela SP Escola de Teatro em 2010/2011.
Atualmente, além de diretora e fundadora do Clã do Jabuti, Antonia é arte educadora na região da Brasilândia na formação de jovens atores. Já dirigiu o espetáculo “Não Vim No Mundo Pra Ser Pedra”, de Airá Fuentes Tacca, 2011/2012, realizou direção e dramaturgia do espetáculo “Eleguá, Menino e Malandro”, contemplado pelo PROAC em 2015 e 2017, e pela 5ª edição do Prêmio Zé Renato de teatro em 2016.

Antonia Mattos

Jonathan Silva, o nosso querido diretor musical e compositor das músicas do Eleguá é natural de Vitória – ES e reside em São Paulo desde 1999. Possui três cds autorais lançados: Necessário, Benedito e Precisa-se de Compositor com Experiência e, atualmente, atua como músico e diretor musical em diferentes companhias de teatro de São Paulo.

Edson Luna é cenotécnico e diretor de palco no Clã do Jabuti desde 2018, mas nosso irmão faz de tudo e mais um pouco aqui! Também exerce essa função técnica em outros coletivos como Grupo Pândega, Cia São Jorge e Galpão Base. Atua como arte-educador  no atendimento com música em hospitais pela Associação Arte Despertar. Além disso, é também percussionista no grupo de samba de roda Nega Duda desde 2010.

Artista e educadora, mestra em arte-educação, é atriz e cantora no Clã do Jabuti desde 2016, intérprete no espetáculo “Eleguá, menino e malandro”! Em 2010  fundou o Agbalá Conta, núcleo que pesquisa e cria narrativas das culturas pretas africanas e brasileiras. É diretora no espetáculo As 7 filhas Axanti da Cia Quatro Ventos, e oferece formação sobre práticas antirracistas para artistas e profissionais da educação. Atualmente está como coordenadora pedagógica no novo projeto de Fomento ao Teatro do Clã, e partilhando saberes na nossa publicação de 10 anos. É assessora de ação social na Ação Educativa, onde é responsável pela formação de 10 jovens mulheres negras, dentro do projeto Mude com Elas.

Rubens é ator e músico, formado em interpretação na Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) em 2015 e Cursou Teoria Musical na Fundação das Artes (FASCS) em 2004/05. Está no Clã do Jabuti desde 2016 e integra o espetáculo “Eleguá, Menino e Malandro”, sendo indicado pelo trabalho ao Prêmio de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2017 na categoria Revelação, juntamente com Giselda Perê e Renato Caetano; além de premiado na 5ª edição do Prêmio Zé Renato de teatro em 2016. Faz parte do Teatro do Osso desde 2015, integra o espetáculo “Canto para Rinocerontes e Homens”, vencedor do IV Prêmio Aplauso Brasil na categoria Teatro de Grupo e também premiado na 5ª edição do Prêmio Zé Renato.

 

Roberta Marangoni é produtora artística, artesã e arte educadora. Apesar de ter se formado em Educação Física, seu caminho profissional tomou uma outra direção após alguns anos trabalhando na rede estadual de ensino. Em 2007 se apaixona pela manifestação tradicional pernambucana, o maracatu de baque virado, e passa a mergulhar na vivência dessa tradição. Assim a arte passa a pulsar em sua vida! Em nov de 2019 recebe o convite da diretora Antonia Matos a compor a família Clã do Jabuti como produtora artística e executiva. Além disso, divide a coordenação dos grupos Maracatu Ouro do Congo e Baque Mulher SP, e atua como uma das gestoras do Espaço Cultural CITA, sede desses coletivos!