QUANDO UM RIO ESQUECE ONDE NASCE SECA E MORRE é uma publicação que comemora os 10 anos do Clã do Jabuti, tem a concepção de Antonia Mattos e é composta por textos e artigos escrito por mulheres que fizeram ou fazem parte da história e trajetória do grupo nesses anos de existência com foco na pesquisa e produção artística de um teatro infantojuvenil, mergulhado na ancestralidade e na disseminação da cultura afro brasileira.
“Reisado é bom
Reisado foi minha infância
inda hoje eu tem lembrança
do Reisado que brinquei”
Nessa pesquisa voltaremos para a infância de meninas e meninos, rainhas e reis brincantes da tradição do reisado do Cariri, pra refletir sobre as diferentes infâncias nesses brasis, sobre os ritos de passagem e a ausência desses ritos em grandes metrópoles como São Paulo.
O grupo Clã do Jabuti contemplado na 34ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo tem como o objetivo de resgatar histórias ligadas a nossa ancestralidade, aprimorar sua pesquisa contínua em busca de um teatro brincante, difundir seu trabalho, colaborar com a formação de público, realizar ações pedagógicas, promover intercâmbio artístico com outros profissionais e brincantes de manifestações populares, promover a reflexão sobre as infâncias para além dos centros urbanos e fomentar o teatro infanto-juvenil com outras possibilidades de narrativas.
Segue as ações já realizadas!
Performances ceno-digitais chamadas “Eleguás in Live”, ou seja intervenções digitais ao vivo nas redes sociais, com nosso Eleguá se reinventando com essa outra forma de se comunicar com o público. Acreditamos na importância da produção artística voltada para o público infanto-juvenil nesse momento de pandemia, com o objetivo de ampliar possibilidades de interação social com essa faixa etária prejudicada bruscamente com perda de interação física, tão fundamental nessa fase da vida. Entendemos também que para nós, é fundamental a interação do público, e não seria suficiente simplesmente disponibilizar a gravação do espetáculo ou mesmo realizar uma live do espetáculo, pois entendemos que nesse momento existe uma nova maneira da linguagem cênica, que deve ser experimentada e pesquisada, como o que seria mais próximo ao fenômeno teatral.
Abaixo os links dos “Eleguás in Live” realizadas em 2020 e 2021:
Durante todo o período do projeto realizamos diversas mesas e rodas de debate com a meta de pesquisar, difundir e debater conhecimentos sobre a infância, a cultura brasileira, afro-brasileira e afro-caribenha; com temas que atravessam a pesquisa anterior e a atual, distribuídas ao longo das etapas, visando trazer outros olhares para o nosso processo.
Abaixo os links das mesas no youtube: